Por Paulo Augusto Campos e Marina Garcia
Soul Jazz é o conceito principal do projeto e a a expressão artística do jazz se materializa nas artes aplicadas na fachada e na parede destinada à exposição de fotografias do gênero.
O imóvel onde foi construída a hamburgueria possuía um galpão e uma laje descoberta. A área construída existente foi utilizada para a cozinha, caixa e copa, e a área descoberta, para o salão de atendimento, adega e banheiros. A fim de ter uma obra mais limpa e rápida, o novo volume foi executado em estrutura metálica com vedação em telhas termo-acústicas. A composição cromática se valeu do preto, atrelado às cores primárias, o que conferiu uma base sóbria e, ao mesmo tempo, uma ambientação descontraída.
O banheiro foi pensado como um espaço lúdico: envolto em cortinas vermelhas, quando o usuário se volta para o espelho, tem seu momento artístico ao se deparar com o neon - que, refletido no espelho, diz "You look amazing" - e o microfone, ligado às caixas de som internas no ambiente - é para soltar a voz!
Fotos: Lu Ananias
2018
Com a intenção de transformar o espaço do Centro Cultural em um local de produção de arte, além de só contemplação, a Casa Fiat de Cultura criou o projeto Residência Artística para que oito artistas selecionados ocupassem uma das galerias, durante três semanas, para desenvolver vídeo-artes que relacionassem o painel "Civilização Mineira" de Cândido Portinari à cidade de Belo Horizonte atual. Para criar uma atmosfera adequada às longas horas de imersão, a proposta foi centralizar a área de trabalho, numa grande mesa compartilhada que permitisse a troca e conexão entre os artistas e a curadoria, aproveitando os espaços ao redor para criar áreas de descanso, compartilhamento e integração. O objetivo foi ocupar a galeria com a menor intervenção estrutural possível. Para isso, a iluminação natural foi valorizada e uma estrutura central foi utilizada para instalação da iluminação funcional. As paredes receberam páginas em branco, para aguçar a criatividade e serem transformadas ao longo das três semanas de residência. A CASACOR Minas Gerais foi a realizadora desse espaço, sendo este o primeiro ambiente da mostra em 2018, fora dos limites do evento.
Fotos: Jomar Bragança















