Balsa Arquitetura

CJ's

  • Categorias: comer e beber, hamburguerias
  • Colaboradores: Clara Arnaut, Iago Collo
  • Fotógrafos: Studio Tertúlia
  • Local: Belo Horizonte, MG
  • Ano: 2021

O _CJ’s Burguer, treats and fries_ é uma hamburgueria de smash burguer instalada em uma área comercial relevante de Belo Horizonte, a Savassi. Especificamente o quarteirão em que está instalado, está ocupado por muitos outros pontos comerciais relevantes, como lojas, restaurantes, bares e edifícios que abrigam escritórios, e se configura como um local de encontros profissionais, casuais e noturnos.

Com a proposta de compor uma hamburgueria de smash burguer com público alvo muito bem definido, jovem e pet friendly, nasceu o CJ’s. O briefing tinha como principal intenção projetar uma loja que abrigasse uma hamburgueria de cozinha ampla, para pagar, pegar e levar. Com isso, o balcão de atendimento foi instalado bem próximo ao acesso e a arquitetura traduz o slogan de que "assim como nós, cachorros gostam das coisas simples da vida: amor, comida e uma boa coçadinha na barriga".

No CJ's partiu-se, então, de uma composição simples: um ambiente todo revestido e lavável, como a cozinha é. A base é uniforme, preta e branca, e marcada pela ortogonalide de e quadriculado dos azulejos de 10x10cm. As diferenças e contrastes sutis se dão pela diferenciação da cor do revestimento e dos rejuntes. Sobre essa base, foram criados diferentes pontos de interesse que propõem uma interação com o público e a promoção do conceito da hamburgueria. Para esses pontos, foram utilizadas as cores da marca: azul e amarelo.

A hamburgueria não possui área de salão e 80% do imóvel é ocupado por uma cozinha confortável, que libera os pedidos de forma eficiente, com um balcão de atendimento bem próximo da porta, poucos lugares de permanência internos e muitas opções de ocupação na calçada. Uma circulação aberta ao público marca a ala direita da loja. Através dessa circulação, acessam-se banheiros e a cozinha de pré-preparo, no mezanino. Essa, é composta de bancadas de trabalho, uma câmara fria e o pré-preparo da carne: um espaço para moer a carne que é visível da rua. A visibilidade do manuseio da carne aproxima a cozinha da rua, conta uma parte do processo de preparo, e mostra que a carne é fresca e moída todos os dias.

Para o consumo imediato, há um mobiliário disponível na ampla calçada, à frente da loja, são elementos funcionais que adornam, dão destaque à marca e possibilitam a flexibilidade de combinações de grupos e formas de consumo, o que funciona muito bem para o público cachorreiro. Todo o mobiliário da calçada, bancos, banquetas, lixeiras e suporte para água dos pets, foi desenhado para esse projeto.

Internamente, para criar áreas de interesse e interação, luminárias que parecem azulejos extrudados da alvenaria, uma pata de cão marcada, também extrudada, barrinhas metálicas nas quais são expostas fotos dos clientes e o slogan da marca em neon. Esses elementos tendem a melhorar a experiência do cliente e estimular a divulgação espontânea da marca.

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