LOJA

loja e torrefação

para o OOP Café

 

Para os amantes do café.

 

B e l o  H o r i z o n t e  |  2 0 2 0

A reforma do OOP Café, Loja e Torrefação partiu da remodelação da loja existente – o então OOP Café. Localizado em uma posição estratégica da Savassi, região central de Belo Horizonte, a loja está junto a muitos outros pontos comerciais relevantes, como lojas, restaurantes, bares e edifícios que abrigam escritórios de arquitetura, comunicação, design e startups, e se configura como um local de encontros profissionais e casuais.

Na primeira proposta do ocupação o personagem principal do projeto era o consumo do café especial, feito com grão de qualidade superior à do café comercial ordinariamente encontrado. Na proposta de reforma, ele continua como protagonista, mas, especialmente, os processos anteriores ao consumo estão em foco. Parte considerável da loja passou a abrigar a torrefação e o escritório do OOP. Os espaços destinados ao consumo são levados para a calçada e se valem da ampla área pública externa existente à frente da loja. A intenção, agora, é aproximar o processo de torrefação do consumidor final e oferecer, além do café para consumo na calçada, o café para levar.

Para marcar a renovação sem perder a identidade, o metal e a madeira permanecem como matéria prima principal porém, agora, o branco toma conta.

Para compor o novo espaço, adequado aos novos serviços e especialmente voltado para a venda do café-para-levar, o balcão de atendimento foi instalado mais próximo da porta de acesso. Com uma área compacta de balcão, buscou-se entender e organizar as funções agregadas nele, assim como em uma cozinha industrial, diminuir percursos e aumentar eficiência: Moinho de espresso e coado, torradora, máquina de café espresso, torre de água... tudo à mão e organizado em uma linha de produção e atendimento eficientes.

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O design industrial e

contemporâneo dá o tom à loja.

A cor branca proposta para todos os ambientes visou valorizar a cor do café e das embalagens, deixando-as em destaque. Nas laterais ficaram as estantes para expor os produtos à venda. Branquinhas, em serralheria e com prateleiras de madeira, elas receberam um sistema de iluminação que acende o produto. Uma divisória em vidro canelado separa esse espaço de atendimento ao público da área de torrefação e escritório. A textura do vidro deixa aparente e revela parcialmente o que está acontecendo ali atrás. Com esses elementos, consegue-se dar privacidade para as atividades internas, mas trazê-las também para mais próximo do público.

Parte considerável da loja passou a abrigar a torrefação e o escritório do OOP.

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A marca do OOP foi redesenhada, tendo o Estúdio Triciclio como responsável, e seguindo o conceito e a mesma linha de trabalho que a arquitetura.

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