Por Paulo Augusto Campos e Marina Garcia
Soul Jazz é o conceito principal do projeto e a a expressão artística do jazz se materializa nas artes aplicadas na fachada e na parede destinada à exposição de fotografias do gênero.
O imóvel onde foi construída a hamburgueria possuía um galpão e uma laje descoberta. A área construída existente foi utilizada para a cozinha, caixa e copa, e a área descoberta, para o salão de atendimento, adega e banheiros. A fim de ter uma obra mais limpa e rápida, o novo volume foi executado em estrutura metálica com vedação em telhas termo-acústicas. A composição cromática se valeu do preto, atrelado às cores primárias, o que conferiu uma base sóbria e, ao mesmo tempo, uma ambientação descontraída.
O banheiro foi pensado como um espaço lúdico: envolto em cortinas vermelhas, quando o usuário se volta para o espelho, tem seu momento artístico ao se deparar com o neon - que, refletido no espelho, diz "You look amazing" - e o microfone, ligado às caixas de som internas no ambiente - é para soltar a voz!
Fotos: Lu Ananias
2016
Por Paulo Augusto Campos e Marina Garcia
Com público alvo marcado por profissionais criativos que adoram café e buscam, na cafeteria, um local de encontros profissionais e casuais, a arquitetura do OOP foi pensada para ter como personagem principal o café especial. De medidas generosas, o balcão de atendimento está no centro do ambiente, permitindo integração entre os baristas e o público, e trazendo os clientes para próximos de todo o processo. O restante do salão foi ocupado com mesas altas, uma mesa comunitária e, ao fundo, um lounge, com ambiência mais intimista e confortável. A arquitetura é marcada pelo essencial, onde nada sobra e todos os elementos têm função específica. Valendo-nos das paredes brancas como base e buscando utilizar materiais locais e acessíveis, todo o mobiliário foi desenvolvido com madeira, aço e vidro. O pé direito duplo da loja, ponto chave na concepção do projeto, valoriza a amplitude vertical, o que é reforçado com a utilização de elementos alongados, como as banquetas e as lâmpadas pendentes, para levar o olhar do visitante a percorrer todo o espaço.
Fotos: Gabriel Castro e Lu Ananias
























