Por Paulo Augusto Campos e Marina Garcia
Soul Jazz é o conceito principal do projeto e a a expressão artística do jazz se materializa nas artes aplicadas na fachada e na parede destinada à exposição de fotografias do gênero.
O imóvel onde foi construída a hamburgueria possuía um galpão e uma laje descoberta. A área construída existente foi utilizada para a cozinha, caixa e copa, e a área descoberta, para o salão de atendimento, adega e banheiros. A fim de ter uma obra mais limpa e rápida, o novo volume foi executado em estrutura metálica com vedação em telhas termo-acústicas. A composição cromática se valeu do preto, atrelado às cores primárias, o que conferiu uma base sóbria e, ao mesmo tempo, uma ambientação descontraída.
O banheiro foi pensado como um espaço lúdico: envolto em cortinas vermelhas, quando o usuário se volta para o espelho, tem seu momento artístico ao se deparar com o neon - que, refletido no espelho, diz "You look amazing" - e o microfone, ligado às caixas de som internas no ambiente - é para soltar a voz!
Fotos: Lu Ananias
2018
Localizada no bairro Vila da Serra, em Belo Horizonte, a primeira loja da Fazenda Alegria foi desenvolvida por nós, em parceria com a Greco Design, com obra executada pela Grão. Na fachada, um toldo em tom vibrante de amarelo marca a entrada da loja, contrapondo-se aos tons terrosos das paredes internas. Estas, remetem à cores da Fazenda e têm, em especial, um trecho com textura de revestimento de barro. Ornamentando esse espaço, as ilustrações elaboradas pela Greco Design e executada pelo Dizeres Imperfeitos, informam sobre os dois principais produtos da casa: a carne nobre de Wagyu e os orgânicos. Como parte da ornamentação da loja e estratégia de iluminação, luminárias em cerâmica desenvolvidas pelo O Ateliê de Cerâmica mimetizam uma casa de passarinho e compõem o espaço. O salão ao fundo é destinado à exposição dos produtos relacionados ao consumo da carne, tendo recebido um tratamento diferenciado em relação ao restante da loja, com mobiliário e cores que visam destacar os produtos que estão expostos nesta área.
Fotos: Henrique Queiroga





















